Celebrar a virada do ano é um momento especial e, como toda boa festa, deve dispor aos convidados deliciosas opções de comidas e bebidas. Para além do hábito de servir bem, o Réveillon também adiciona uma pitada de crenças e tradições ao cardápio – seja pela esperança de que alguns alimentos ajudem a realizar desejos ou pelo hábito passado de geração em geração. Hoje, vamos falar um pouco sobre o tradicional consumo de carne suína à mesa de Ano-Novo e os significados que esse alimento traz consigo.
A crença popular dita que não se deve consumir carnes de aves no Ano-Novo, pois esses animais ciscam para trás, o que simboliza retrocesso. Por isso, o costume de consumir cortes suínos se popularizou: ela está relacionada à abundância, à fartura e à riqueza, já que os suínos, ao contrário das aves, estão sempre fuçando para frente, simbolizando progresso.
Além das superstições, é claro, a carne suína também é tão consumida por seu alto potencial de satisfazer – além de possibilitar diversas receitas deliciosas e que agradam a todos. Para famílias grandes, é viável servir um porco assado inteiro, com pele pururuca e recheio de farofas caseiras. Já para famílias pequenas, alguns cortes suínos, como pernil, lombo e costela, substituem perfeitamente a tradição e podem ser preparadas de maneiras tradicionais ou com novos ingredientes.
O certo é que a carne suína é a favorita dos brasileiros na hora de celebrar essa data tão especial que é a virada de ano. Por isso, aproveite para planejar suas festas com antecedência e garanta produtos suínos frescos e de qualidade elevada em nosso ponto de vendas, em Jaraguá do Sul.